O curso é GRATUITO

ico conect Disponível Online.
Carga Horária do Curso: 40 horas.


com opção de receber o certificado.


Com os conhecimentos deste curso você estará apto para melhorar a qualidade de vida dos deficientes, dando-lhes melhores condições para enfrentar seus desafios.



PrintScreen do curso gratuito Educação Especial Inclusiva
(printscreen da tela de uma parte do curso, curso compatível também com celular.)

O que você vai aprender:

  • O que é Atendimento Educacional Especializado - AEE;
  • Receba dicas para o AEE;
  • O que é a Educação Inclusiva;
  • Quais as vantagens da Educação Inclusiva;
  • Conheça a Tecnologia Assistiva - TA;
  • As Salas com Recursos Multifuncionais e sua importância na inclusão escolar;
  • Conheça o Professor de Educação Especial - EE;
  • Veja algumas das atribuições do Professor de EE;
  • Saiba o que são Artes Visuais;
  • Quais os tipos de Artes Visuais que existem;
  • Saiba mais sobre a Inclusão Escolar e o AEE;
  • O AEE para a deficiência intelectual;
  • As Artes Visuais na Educação, a importância dos Professores neste processo;
  • Dicas para utilizar a Arte Visual na Educação Inclusiva;
  • Como trabalhar com alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais - NEE;
  • A tecnologia no processo de aprendizado de crianças com NEE;
  • Como trabalhar as habilidades de crianças com NEE;
  • A importância da prática da leitura para crianças com NEE;
  • Conheça atividades para crianças portadoras de deficiência visual;
  • Conheça o significado do TDAH e algumas atividades para estas pessoas;
  • Conheça mais algumas sugestões de atividades;
  • Conheça o Brincar Inclusivo, projeto em parceria da Vila Sésamo com a Unicef;
  • Saiba a diferença entre Tecnologia Educacional e Tecnologia Assistiva - TA;
  • A importância da TA na Inclusão e sua atual situação nas escolas;
  • Aprenda mais sobre a Inclusão Digital;
  • Conheça mais sobre as Salas de Recursos Multifuncionais;
  • Saiba quais são os recursos recomendados para acessibilidade em escolas;
  • Os recursos de acessibilidade para o uso do computador, e o auxílio deste na inclusão escolar;
  • Conheça algumas ferramentas de Inclusão;
  • Saiba como a TA auxilia na Mobilidade dos deficientes;
  • Descubra o Turismo Acessível, veja também um Portal dedicado ao assunto e como a TA o influenciou;
  • Aprenda conceitos de Arquitetura para mobilidade e acessibilidade;
  • Saiba mais sobre a Adaptação veicular, seus benefícios e valores;
  • Entenda o conceito de Comunicação Alternativa, uma das áreas da TA;
  • Saiba a diferença entre as Comunicações: Alternativa, Aumentativa e Suplementar;
  • Veja as representações da linguagem e os Sistemas de Comunicação;
  • Conheça algumas técnicas de Seleção de símbolos;
  • Qual a diferença entre a escola comum e a especial;
  • Os problemas da escola comum ao cuidar de alunos com deficiência intelectual;
  • Conheça os conceitos básicos de deficiência física;
  • Sua terminologia, classificação e as limitações dos deficientes;
  • Como ocorre a inclusão escolar dos deficientes físicos;
  • Conheça um site especializado em trabalho para deficientes.

O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:

  • Saber as limitações dos deficientes;
  • Saber o que é Inclusão, e a importância da inclusão social e escolar, com um Atendimento Educacional Especializado - AEE;
  • Saber o que é AEE, e qual a função do professor de educação especial;
  • Conhecer as Tecnologias Assistivas - TA - e sua importância na Inclusão Social e Digital e como está a TA nas escolas;
  • Entender mais sobre a Educação Inclusiva e a diferença de TA e Tecnologia Educacional;
  • Saber quais os recursos de acessibilidade recomendados para escolas e as técnicas de seleção de símbolos,
  • Saber a imoprtância das Salas equipadas com Recursos Multifuncionais, um auxílio na inclusão dos deficientes;
  • Conhecer as técnicas de comunicação alternativa, e os sistemas de comunicação e suas diferenças;
  • Conhecer os diversos recursos de acessibilidade para o uso do computador, e o auxílio deste para educação;
  • Conhecer as adaptações de veículos, seu valor e benefícios, e a Classificação Internacional de Funcionalidade;
  • Saber como trabalhar as habilidades de deficientes, como fazer uso das tecnologias e como as artes visuais influenciam na inclusão escolar;
  • Conhecer atividades físicas para deficientes, e sugestões para o Brincar Inclusivo.
  • Entre muitas outras!
PrintScreen do curso gratuito Educação Especial Inclusiva
(printscreen da tela de uma parte do curso)
Certificado Modelo Pequeno
No certificado você pode colocar opcionalmente sua foto, seu CPF, RG e ainda registrar um comentário sobre o assunto!
Todos os cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas da Resolução CNE nº 04/99.Esse curso tem a carga horária fixa de 40 horas/aula.
  • Você pode inserir o curso realizado em seu currículo, aumentando assim suas chances de conquistar um ótimo emprego.
  • Você pode conseguir uma promoção em seu atual emprego.
  • Você pode completar horas em atividades extra curriculares na sua universidade.
  • Se você é servidor público pode usar como progressão funcional.
  • E também usar como pré-requisito para concursos.
Saiba mais sobre o certificado.

Aulas do Curso:

picture da aula Atendimento Educacional Especializado pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O AEE é um conjunto de atividades e recursos para alunos com necessidades especiais.
O foco do AEE é o indivíduo, não apenas a deficiência.
O AEE é oferecido no contraturno da escolarização regular.
O AEE substitui completamente a sala de aula comum.
O AEE é exclusivo para alunos com altas habilidades.
Sobre os objetivos do AEE, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Eliminar barreiras para a participação dos alunos é um objetivo do AEE.
O AEE inclui o ensino de Braille e LIBRAS.
O AEE utiliza tecnologia assistiva para acessibilidade.
O AEE é registrado no Projeto Político Pedagógico da escola.
O AEE só atende alunos em horário regular de aula.
Com relação à estrutura do AEE, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O AEE pode ser oferecido em salas de recursos multifuncionais.
Centros de AEE podem ser públicos ou privados sem fins lucrativos.
A inclusão no ensino regular está prevista no Plano Nacional de Educação.
O AEE só ocorre em escolas especiais, não em regulares.
Os pais não têm influência na escolha da escola para o AEE.
Sobre dados e legislação do AEE, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Em 2012, 76% das crianças com necessidades especiais estavam no ensino regular.
A Declaração de Salamanca, de 1994, é um marco para a inclusão.
A Convenção da ONU de 2008 impulsionou a inclusão no Brasil.
A matrícula de crianças especiais caiu após 2003.
A legislação exige que os alunos se adaptem às escolas, não o contrário.
Baseado no estudo sobre TGD, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
TGD inclui autismo e síndrome de Asperger.
Os TGD afetam interação social e comunicação.
O conceito de TGD surgiu no final dos anos 60.
Transtorno Desintegrativo da Infância é um exemplo de TGD.
TGD é exclusivo de crianças com altas habilidades.
Sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Educação Inclusiva promove a participação democrática de todos.
As escolas devem se adaptar às necessidades dos alunos.
A tecnologia é uma aliada na Educação Inclusiva.
A Educação Inclusiva começou a se estruturar na década de 1970.
A inclusão só beneficia alunos sem deficiências.
Com relação às vantagens da Educação Inclusiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A convivência na escola fortalece a autoestima dos alunos com deficiência.
O suporte social ajuda no desenvolvimento dos alunos.
A inclusão oferece apoio emocional e social às famílias.
A inclusão só beneficia os alunos com necessidades especiais.
A cooperação na sala de aula não é importante para a inclusão.
Sobre Tecnologia Assistiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Promove a autonomia e inclusão de pessoas com deficiência.
Inclui recursos como comunicação alternativa.
Envolve softwares específicos e materiais acessíveis.
É uma área interdisciplinar voltada à funcionalidade.
É usada apenas fora do ambiente escolar.
Baseado no estudo sobre as SRM, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
São espaços complementares à sala de aula comum.
Atendem alunos com deficiências no contraturno escolar.
São equipadas pelo programa do MEC para inclusão.
Substituem completamente a educação regular.
São exclusivas para alunos sem necessidades especiais.
Sobre o professor de Educação Especial, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Adapta o conteúdo para alunos com necessidades especiais.
Colabora com outros educadores para melhorar o ensino.
Deve observar o progresso dos alunos para ajustar o planejamento.
Trabalha em rede com a família e outros profissionais.
Não precisa de formação específica em Educação Especial.
picture da aula Atividades para Educação Inclusiva pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Após estudar o módulo sobre Atividades para Educação Inclusiva, leia as alternativas abaixo e selecione as opções corretas.
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A educação inclusiva é uma modalidade de ensino que tem como objetivo promover o desenvolvimento de potencialidades de portadores de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, nos diferentes graus e níveis de ensino.
A tecnologia pode auxiliar o ensino de crianças com NEE, não servindo apenas como um recurso didático, mas também como uma ferramenta para o ensino diferenciado.
A tecnologia assistiva também pode ser chamada de Ajudas Técnicas.
O portador de necessidade educativa especial é o aluno que apresenta em caráter permanente algum tipo de deficiência.
O ensino inclusivo não é feito em salas regulares.
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A inclusão visa desenvolver as potencialidades de alunos com necessidades educacionais especiais.
A escola deve se adaptar aos alunos na educação inclusiva, e não o contrário.
A inclusão promove habilidades sociais e aceitação da diversidade em salas regulares.
A educação inclusiva exclui alunos com altas habilidades ou superdotação.
A inclusão só acontece em escolas especiais, não em salas regulares.
Com relação às estratégias para alunos com NEE, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As regras devem ser simples e claras para facilitar o entendimento dos alunos com NEE.
Um cartaz com regras na parede ajuda os alunos a lembrarem das orientações.
Novas regras devem ser introduzidas uma de cada vez, com tempo para prática.
Regras complexas são mais eficazes para alunos com necessidades especiais.
As regras não precisam ser revisadas regularmente em sala.
Sobre o apoio a alunos com NEE, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O Plano Individual Educacional detalha as necessidades e adaptações para o aluno.
O diálogo com pais e terapeutas ajuda a identificar as habilidades do aluno com NEE.
Uma equipe multidisciplinar pode oferecer suporte mais eficaz em salas inclusivas.
O PIE é elaborado apenas pelo professor, sem envolvimento da família.
A criação de um ambiente adaptável não é necessária para a inclusão.
Baseado no estudo sobre tecnologia na educação inclusiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A tecnologia promove autonomia e interação social para alunos com NEE.
Equipamentos de áudio ajudam alunos com dificuldades visuais a acompanhar textos.
Softwares de reconhecimento de voz tornam o aprendizado mais acessível.
A tecnologia não contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Lousas interativas são usadas apenas para alunos sem necessidades especiais.
Com relação à tecnologia assistiva, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Leitores de tela ajudam alunos com deficiência visual a acessar informações.
Teclados virtuais facilitam a digitação para quem tem dificuldades motoras.
A tecnologia assistiva promove maior independência para pessoas com deficiência.
A tecnologia assistiva não inclui recursos simples, como lápis adaptados.
O uso dessas ferramentas não exige capacitação dos professores.
Sobre atividades práticas para alunos com NEE, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Atividades como amarrar sapatos ajudam alunos com deficiências severas.
Jogos de montar podem ser usados em aulas de matemática para engajar os alunos.
Dramatizações ajudam alunos com deficiências leves a praticar situações do dia a dia.
Atividades práticas não estimulam os sentidos dos alunos com NEE.
Encenações são úteis apenas para aulas de ciências.
Baseado no estudo sobre leitura para alunos com NEE, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Ensinar a reconhecer placas como ‘Parar’ promove segurança e autonomia.
A leitura de cardápios ajuda os alunos a ganharem independência em situações sociais.
O uso de calculadoras pode facilitar o aprendizado sobre compras e dinheiro.
A leitura não é uma habilidade essencial para o cotidiano dos alunos com NEE.
Ensinar leitura funcional não aumenta a confiança dos alunos.
Com relação às atividades para crianças com deficiência visual, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Jogar bola com guizo estimula a localização pelo som.
Atividades táteis, como manuseio de objetos, desenvolvem habilidades motoras.
Degustações ajudam no reconhecimento de sabores e ampliam o vocabulário.
Atividades sensoriais não são úteis para crianças com deficiência visual.
Esportes adaptados não promovem coordenação ou orientação espacial.
Sobre atividades físicas para crianças com TDAH, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O Kick Ball estimula trabalho em equipe e coordenação motora.
Atividades físicas ajudam a reduzir a inquietação e melhorar o foco.
O professor deve incentivar o controle de emoções durante os jogos.
Crianças com TDAH não se beneficiam de esportes coletivos.
Atividades estruturadas não ajudam no autocontrole.
Baseado no estudo sobre brincadeiras inclusivas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Caixa dos Sentidos estimula tato e audição para todos os alunos.
Pintando Tudo adapta materiais, como pincéis grossos, para acessibilidade.
O Boliche Adaptado promove coordenação e socialização com ajustes simples.
A Piscina de Bolinhas é útil apenas para crianças sem deficiência.
Brincadeiras inclusivas focam apenas na competição, não na interação.
picture da aula Tecnologia Assistiva e Inclusão pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Quais são os Recursos Básicos de Acessibilidade na escola, na ordem em que são citados no módulo?
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Arquitetônica, Comunicacional, Metodológica, Instrumental, Programática e Atitudinal.
Baseado no estudo sobre educação inclusiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A educação inclusiva integra crianças com deficiências ao ensino regular.
Seu objetivo é promover a equidade e a interação entre todos os alunos.
Nenhuma criança deve ser excluída por apresentar deficiência.
A educação inclusiva é igual à educação especial.
Ela separa os alunos com deficiência dos demais.
Com relação à educação especial, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Atende alunos com deficiência fora do ensino regular.
Oferece suporte diferenciado para necessidades específicas.
É o mesmo que educação inclusiva.
Não permite interação com outros alunos.
É obrigatória para todos os alunos com deficiência.
Sobre tecnologia educacional, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Visa enriquecer o ensino-aprendizagem com recursos tecnológicos.
Inclui softwares educacionais e jogos educativos.
Requer profissionais qualificados para sua aplicação eficaz.
É exclusiva para alunos com deficiência.
Substitui completamente o ensino tradicional.
Baseado no estudo sobre tecnologia assistiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Ajuda a superar barreiras sensoriais, motoras ou cognitivas.
Exemplos incluem teclados virtuais e leitores de texto.
É usada apenas por professores, não por alunos.
Não promove autonomia nos alunos.
Substitui a necessidade de professores especializados.
Sobre inclusão digital de pessoas com deficiência, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Envolve eliminar barreiras de comunicação com recursos adaptados.
Dispositivos como óculos especiais promovem acesso ao mundo digital.
A personalização do computador ajuda a atender necessidades individuais.
Não depende de softwares ou equipamentos específicos.
É limitada ao acesso à internet.
Com relação às adaptações físicas ou órteses, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Pulseiras de peso ajudam no controle dos movimentos.
Hastes na boca permitem digitação para quem tem limitações nos braços.
São usadas apenas em softwares, não em hardware.
Não auxiliam na interação com o computador.
Substituem completamente a tecnologia assistiva.
Sobre adaptações de hardware, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Teclados para digitação com o pé ajudam quem não usa as mãos.
Impressoras Braille convertem textos em formato tátil.
Máscaras de teclado melhoram a precisão na digitação.
São usadas apenas em jogos educativos.
Não promovem acessibilidade para pessoas com deficiência.
Baseado no estudo sobre softwares de acessibilidade, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Leitores de tela convertem textos em áudio para deficientes visuais.
Recursos como ampliadores de tela estão em sistemas operacionais.
São usados apenas em dispositivos móveis.
Não ajudam na interação com o computador.
Substituem a necessidade de hardware adaptado.
Sobre tecnologia assistiva nas escolas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Promove autonomia e independência no aprendizado.
Adaptações ambientais, como rampas, são exemplos de T.A.
Instrumentos como cadeiras de rodas exigem habilidade do usuário.
É suficiente sozinha para garantir a inclusão escolar.
Não beneficia alunos sem deficiência.
Com relação aos recursos básicos de acessibilidade na escola, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A dimensão arquitetônica elimina barreiras físicas, como com rampas.
A dimensão atitudinal combate preconceitos contra pessoas com deficiência.
A acessibilidade metodológica não envolve estratégias de ensino.
A acessibilidade instrumental exclui equipamentos de lazer.
Apenas a dimensão arquitetônica é essencial para a inclusão.
picture da aula Acessibilidade e Tecnologia Assistiva pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo sobre acessibilidade, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Acessibilidade busca garantir que todos possam usar produtos e serviços, incluindo pessoas com deficiência.
O objetivo da acessibilidade é remover barreiras para facilitar o acesso e a participação.
Ferramentas como leitores de tela ajudam pessoas com deficiência a usar computadores.
Acessibilidade só se aplica a espaços físicos, como ruas e prédios.
O W3C cria regras apenas para o tamanho das fontes em sites.
Com base no estudo sobre recursos de entrada e saída no computador, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Teclado e mouse são exemplos de recursos de entrada que exigem habilidades motoras.
O monitor é um recurso de saída que mostra os resultados do processamento.
Pessoas com dificuldades visuais podem precisar de adaptações nos recursos de saída.
Alto-falantes são usados apenas para ouvir músicas no computador.
O processamento acontece sem a ajuda de hardware ou software.
Sobre as adaptações para alunos com deficiência, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Recursos especiais devem ser escolhidos conforme as necessidades do aluno.
Comandos por voz podem ajudar quem tem dificuldades motoras a usar o computador.
A tecnologia assistiva busca promover a autonomia de pessoas com deficiência.
Todos os alunos com deficiência usam os mesmos recursos de acessibilidade.
A inclusão depende apenas de ajustar o software, sem mudar o hardware.
Baseado no estudo sobre tecnologia assistiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A tecnologia assistiva inclui dispositivos que ajudam na mobilidade, como cadeiras de rodas.
O principal objetivo da tecnologia assistiva é aumentar a independência das pessoas.
Teclados virtuais são exemplos de tecnologia assistiva para quem não usa o teclado comum.
A tecnologia assistiva é usada apenas em computadores, não em outros ambientes.
A bengala longa é uma ferramenta moderna inventada no século 21.
Com relação à acessibilidade na informática, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Leitores de tela transformam textos em voz para ajudar pessoas cegas.
O W3C recomenda cores contrastantes para facilitar a leitura em sites.
Sintetizadores de voz permitem que pessoas sem fala se comuniquem pelo computador.
Acessibilidade na internet não depende do código HTML usado.
Todos os sites já seguem automaticamente as diretrizes do W3C.
picture da aula Técnicas de Comunicação Alternativa pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
De acordo com o módulo, a linguagem pode ser representada por:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Sistema pictográfico e escrita.
Escrita e sistema pictográfico.
Baseado no estudo sobre Comunicação Alternativa, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Comunicação Alternativa visa facilitar a comunicação de pessoas com dificuldades de linguagem.
Ela pode ser usada em casos de autismo, déficits cognitivos ou distúrbios severos de linguagem.
O simples uso de dispositivos garante uma comunicação eficaz.
A sigla AAC significa Comunicação Aumentativa e Alternativa.
É necessário integrar o sistema ao contexto da vida do usuário.
Com relação aos conceitos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Comunicação Aumentativa complementa a fala.
A Comunicação Alternativa substitui a fala natural.
Aumentativa e Alternativa são sempre usadas juntas sem distinção.
A comunicação suplementar complementa, mas não substitui a fala.
A Comunicação Aumentativa só pode ser usada por pessoas com deficiência auditiva.
Sobre os sistemas pictográficos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Fotos, desenhos e pictogramas são formas de comunicação pictográfica.
É possível se comunicar usando objetos reais.
Imagens não são consideradas ferramentas válidas de comunicação.
A escrita não é uma forma de comunicação alternativa.
A comunicação por pictogramas é útil para quem não usa linguagem oral.
Sobre os sistemas de símbolos usados na Comunicação Alternativa, assinale a correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Sistemas como PECS, PCS e Bliss são usados como recursos de comunicação.
A escolha do sistema deve envolver a família e a escola.
A avaliação deve ser personalizada às capacidades do usuário.
Todos os usuários devem usar o mesmo sistema para facilitar o processo.
A participação da família não influencia no sucesso do sistema.
Sobre o processo de avaliação e aprendizagem de símbolos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A avaliação deve considerar gestos, expressões e rotina do usuário.
A aprendizagem passa por etapas, como objetos reais, fotos e escrita.
O cansaço e o tempo de atenção devem ser observados.
A escola e a família devem participar ativamente do processo.
A ordem das etapas pode ser ignorada se o aluno tiver pressa para aprender.
Com relação à criação de pranchas e materiais de comunicação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Pranchas devem ser personalizadas conforme as habilidades do usuário.
É importante vivenciar o símbolo antes de colá-lo na prancha.
A confecção pode ser feita junto com o usuário.
A comunicação não precisa considerar o parceiro de interação.
O acesso aos símbolos pode ser feito com o olhar ou apontamento.
Sobre as técnicas de seleção de símbolos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A seleção direta pode ser feita com o dedo, ponteira ou luz.
A seleção pelo olhar é indicada para quem tem limitações motoras graves.
A técnica de varredura exige uma resposta voluntária do usuário.
A técnica de codificação é simples e usada por qualquer pessoa.
As técnicas de seleção não influenciam na comunicação alternativa.
Com relação à aplicação da Comunicação Alternativa no cotidiano, assinale a correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A comunicação deve estar integrada à rotina do usuário.
Ter o dispositivo não é suficiente, é preciso uso ativo.
A interação só depende do equipamento utilizado.
É necessário criar oportunidades reais de comunicação.
A escola e a família não precisam se envolver com o processo.
Sobre o uso da escrita na Comunicação Alternativa, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A escrita pode incluir letras, sílabas e palavras.
A escrita é uma das formas de comunicação alternativa.
Símbolos gráficos não são importantes no processo.
A escrita só é utilizada por pessoas alfabetizadas.
A escrita não faz parte dos recursos de Comunicação Alternativa.
Sobre o objetivo da Comunicação Alternativa, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Seu foco é garantir que o indivíduo se comunique de forma eficaz.
Ela pode ser usada tanto temporariamente quanto de forma permanente.
Serve para promover a participação social e interações significativas.
Substituir a fala não é o único objetivo da Comunicação Alternativa.
Ela só deve ser usada em adultos com deficiências motoras.
picture da aula Atendimento Educacional Especializado Para Deficiência Mental pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo sobre o papel da escola, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A escola amplia o conhecimento que o aluno traz de sua experiência pessoal.
Ela introduz o aluno no mundo social, cultural e científico.
A escola tem uma função social reguladora e formativa.
A escola ensina apenas o que o aluno já sabe.
O ensino na escola não é intencional nem planejado.
Com relação à escola especial, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A escola especial foi criada para substituir a escola comum para alunos com deficiência.
Ela oferece currículos adaptados e professores especializados.
Com a inclusão, seu papel passou a ser complementar à escola comum.
A escola especial é suficiente sozinha para a educação inclusiva.
A inclusão eliminou completamente a necessidade de escolas especiais.
Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O AEE é um serviço da educação especial que elimina barreiras para os alunos.
Ele deve ser oferecido preferencialmente na rede regular de ensino.
Exemplos de AEE incluem o ensino de Libras e Braille.
O AEE substitui o ensino regular da sala de aula.
O AEE é apenas para alunos com altas habilidades.
Baseado no estudo sobre a legislação educacional, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Constituição de 1988 prevê o AEE na rede regular de ensino.
A Lei nº 9394/96 define a Educação Especial para alunos com deficiência.
O Decreto nº 7611/11 estabelece o AEE como gratuito e transversal.
O AEE é exclusivo para escolas especiais.
A legislação proíbe a inclusão de alunos com deficiência na escola comum.
Com relação à formação do professor no AEE, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O professor do AEE precisa de formação específica para a deficiência atendida.
Ele não substitui o professor da sala de aula comum.
Qualquer professor pode atuar no AEE sem formação especial.
A formação em Pedagogia não é necessária para o AEE.
O professor do AEE trabalha isolado, sem diálogo com outros profissionais.
Sobre a definição de deficiência intelectual, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
É caracterizada por um funcionamento intelectual abaixo da média antes dos 18 anos.
Envolve limitações em pelo menos duas áreas de habilidade, como comunicação.
Pode ser influenciada por fatores contextuais e ambientais.
A deficiência intelectual não afeta a aprendizagem escolar.
Ela só ocorre em adultos após os 18 anos.
Baseado no estudo sobre educação inclusiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A inclusão valoriza as diferenças e busca novas estratégias pedagógicas.
A escola comum deve adaptar suas práticas para atender à deficiência intelectual.
Ela favorece a emancipação intelectual do aluno com deficiência.
A educação inclusiva exclui o uso do AEE.
A inclusão não exige diálogo entre profissionais.
Sobre as práticas pedagógicas para deficiência intelectual, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A escola deve focar nas potencialidades do aluno para superar dificuldades.
Práticas convencionais muitas vezes são excludentes para esses alunos.
O AEE ajuda a ampliar a autonomia e o acesso ao conhecimento.
O aluno com deficiência intelectual não precisa de adaptações curriculares.
As práticas inclusivas não envolvem a comunidade escolar.
Com relação aos objetivos do AEE, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O AEE visa oferecer formas diferentes de acesso ao conhecimento.
Ele trabalha com o saber particular do aluno para aumentar sua autonomia.
Complementa a formação do aluno com deficiência na escola comum.
O AEE é um reforço escolar para todas as disciplinas.
Seu objetivo é substituir a escola regular.
Baseado no estudo sobre os desafios da inclusão, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A inclusão exige investimento na formação docente.
É necessário diálogo entre profissionais para o sucesso do processo.
A escola comum precisa de um projeto pedagógico flexível e dinâmico.
A inclusão é inviável para alunos com deficiência intelectual.
O aluno com deficiência não tem potencial para aprender na escola comum.
picture da aula Artes Visuais e Inclusão Escolar pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Após estudar o módulo sobre Artes Visuais e Inclusão Escolar, leia as frases abaixo e assinale quais são corretas.
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O movimento de inclusão escolar se iniciou com a Declaração de Salamanca 1994 .
O atendimento educacional especializado AEE é uma das condições para que a inclusão escolar tenha sucesso.
A arte pode operar com as percepções dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de diversas potencialidades, como: observação, imaginação e a compreensão tátil do mundo.
A família não é importante no contexto de inclusão escolar, apenas o professor e a escola.
As artes visuais não podem ser trabalhadas no âmbito da educação infantil.
Baseado no estudo sobre Artes Visuais, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As artes visuais envolvem a percepção visual como forma principal de apreciação.
As artes visuais podem representar tanto o mundo real quanto o imaginário.
A pintura e a escultura fazem parte das artes visuais.
As novas tecnologias como web design também estão presentes nas artes visuais.
Artes visuais referem-se apenas à escultura e cerâmica.
Com relação às categorias das artes visuais, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Pintura, desenho e fotografia são consideradas artes pictóricas.
Escultura é uma forma de arte escultórica.
A arquitetura é classificada como arte construtiva.
A cerâmica é classificada como arte cênica.
Moda e teatro não fazem parte das artes visuais.
Sobre o processo de inclusão escolar, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Declaração de Salamanca impulsionou o movimento de inclusão escolar.
A inclusão escolar beneficia alunos com e sem necessidades educativas especiais.
A inclusão deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino.
A escola inclusiva ignora as diferenças entre os alunos.
A inclusão exclui os alunos com deficiência do sistema regular.
Com base no conteúdo estudado, assinale o que é verdadeiro sobre o AEE:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O AEE visa criar condições adequadas de locomoção e segurança.
Utiliza tecnologia assistiva para melhorar o desempenho escolar.
A comunicação alternativa pode ser usada no AEE.
O AEE dispensa o aluno de frequentar as aulas comuns.
O objetivo do AEE é substituir o currículo comum por completo.
Com relação ao uso da tecnologia nas artes visuais, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As tecnologias ampliam possibilidades de expressão artística.
As imagens digitais podem ser usadas como recurso nas aulas de arte.
A tecnologia pode favorecer a inclusão escolar.
Softwares de design têm sido utilizados nas aulas de artes visuais.
O uso de tecnologia nas artes é exclusivo de alunos sem deficiência.
Sobre o papel da arte na infância, assinale o que é correto:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A arte desenvolve criatividade e imaginação nas crianças.
As artes visuais ajudam a formar a identidade da criança.
O uso de diferentes materiais incentiva a experimentação.
A arte é desnecessária no ensino infantil.
A estética é mais importante que a experiência no ensino da arte.
Com base no conteúdo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O professor de arte deve se adaptar à diversidade em sala de aula.
Formação continuada é importante para lidar com a inclusão.
Atividades lúdicas podem ser usadas no ensino da arte.
Professores de arte não precisam considerar a inclusão.
A diversidade impede o trabalho com arte nas escolas.
Com relação ao desenvolvimento cognitivo através da arte, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A arte pode ajudar a desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
Manipulação de materiais variados contribui para o aprendizado.
A arte ajuda na formação de ideias sobre culturas e pessoas.
A arte é irrelevante para o desenvolvimento intelectual.
O contato com diferentes materiais não influencia no aprendizado.
Sobre a interpretação de imagens nas artes visuais, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As imagens são influenciadas por cultura e ideologia.
A leitura crítica de imagens pode ser ensinada na escola.
A arte pode promover pensamento crítico nos alunos.
Todas as imagens são universais e têm o mesmo significado.
A arte não influencia na compreensão do mundo visual.
Com relação à parceria entre escola e família na inclusão, assinale o que é correto:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A família influencia diretamente no desenvolvimento do aluno.
O vínculo familiar proporciona segurança ao aluno.
A escola deve manter diálogo com a família para bons resultados.
A família não tem papel importante na educação escolar.
Apenas a escola é responsável pelo sucesso do aluno com deficiência.
picture da aula Deficiência Física - Conceitos Básicos pertencente ao Curso de Educação Especial Inclusiva

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo sobre deficiência física, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A deficiência física pode comprometer a mobilidade e a coordenação motora.
As lesões podem ser neurológicas, ortopédicas ou congênitas.
Termos terminados em -plegia indicam perda de movimento.
A deficiência física pode afetar o sistema osteoarticular e nervoso.
Deficiências físicas estão sempre associadas a doenças mentais.
Sobre os termos utilizados atualmente, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O termo 'pessoa com deficiência' é o mais adequado.
A terminologia moderna busca valorizar a pessoa em primeiro lugar.
Expressões pejorativas devem ser evitadas.
A linguagem influencia a inclusão social.
O termo 'aleijado' ainda é aceito em documentos oficiais.
Com base no conteúdo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Tetraplegia afeta os quatro membros do corpo.
A monoplegia afeta apenas um único membro.
Hemiplegia atinge membros do mesmo lado do corpo.
Amputação é a ausência total ou parcial de um membro.
Todas as deficiências são sempre reversíveis.
Sobre as classificações da deficiência física, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Pode ser temporária ou definitiva.
Pode ser recuperável ou compensável.
Envolve distúrbios ortopédicos e neurológicos.
Todas as deficiências são hereditárias.
Apenas distúrbios musculares causam deficiência física.
Sobre as causas da deficiência física, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Pode ter origem genética, congênita ou adquirida.
Traumatismos e doenças são causas comuns.
Acidentes de trânsito podem causar deficiência.
Complicações no parto são causas perinatais.
A deficiência física nunca está relacionada a fatores ambientais.
Sobre a inclusão escolar, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Rampas e banheiros adaptados são essenciais para acessibilidade.
A NBR 9050 define padrões de acessibilidade em edificações.
Tecnologias assistivas podem facilitar a escrita e mobilidade.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é fundamental.
Alunos com deficiência nunca precisam de acompanhamento médico.
Com base no estudo, é correto afirmar sobre a Tecnologia Assistiva (TA):
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Ela amplia habilidades funcionais de pessoas com deficiência.
Inclui recursos como ponteiras de cabeça, softwares e mobiliário adaptado.
Auxilia na comunicação e no aprendizado escolar.
Pode ser utilizada no AEE conforme a necessidade do aluno.
TA só deve ser usada por professores de educação física.
Sobre a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Lei de Cotas exige contratação de PCDs em empresas com mais de 100 funcionários.
O trabalho traz reconhecimento e desenvolvimento ao indivíduo.
Empresas devem tratar a contratação de PCDs como qualquer outra.
A reserva de vagas varia entre 2% a 5%, conforme o número de empregados.
Pessoas com deficiência não devem assumir posições de responsabilidade.
De acordo com a Constituição Federal, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
É proibida qualquer discriminação salarial contra PCDs.
A inclusão é dever da União, Estados, DF e Municípios.
É prevista legislação específica para a integração social das PCDs.
Há reserva legal de cargos públicos para PCDs.
A Constituição trata apenas da inclusão de idosos e não de pessoas com deficiência.
Com relação à comunicação e aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Paralisia cerebral pode afetar a fala e a linguagem.
Comunicação Aumentativa pode ser usada para apoiar a comunicação.
A cognição pode ser avaliada com o auxílio de recursos alternativos.
Tecnologias devem ser adaptadas ao perfil funcional do aluno.
Toda criança com deficiência física tem déficit intelectual.
picture da avaliação do curso
Sua melhor nota até o momento é


Você não iniciou este curso, porém pode acessar a Prova e realizar uma avaliação!
(O resultado não será guardado).
opção de finalizar o curso se obter uma nota acima de 6 pontos na avaliação
Para conseguir finalizar o curso você precisa ter uma nota acima de 6.0

Curso de Educação Especial Inclusiva


Este é um curso 5 estrelas. Máximo 5. Total de 2394 avaliações.

JOAO CESAR MARTINS MIRANDA disse:
Curso bastante enriquecedor e de muita importância para o meu aprendizado..
Dacine Nunes dos Santos disse:
Bem estruturado e com boa linguagem, o que facilita muito na compreensão e na visão acadêmica da qual aguardo em breve exercer. Obrigada!
Cleide Ribeiro de Sousa Vasconcelos disse:
bom
Sheila Mares disse:
A docência é antes de tudo, um ato de amor e carinho ao proximo.
Patrícia Cristina Hoffmann Walker disse:
Muito explicativo e esclarecedor o curso. Adorei
Veronice Gonçalves Pereira disse:
Este curso é muito importante porque traz a realidadevque deve ser vivida na escola com os alunos portadores de necessidades especiais mesmo a distancia deixa uma explanação bastante satisfatória para o professor dentro da área.
Bianca Silva Alexandre disse:
É de extrema importância a participação da escola em modo geral, desde o porteiro até o diretor, na Inclusão social.
Cleidiane de Jesus Reis Aroeira disse:
Grata por mais um conhecimento adquirido.
Nadir Pereira Maria disse:
Gostei muito, aprendi conteúdos inerentes e pertinentes .
Maiara Gnoatto Candeia disse:
Curso muito bem elaborado, com informações valiosas sobre a Inclusão Social e sobre sua importância.
O IdealGratis © é um projeto de educação a distância gratuito com o objetivo de levar conhecimento de qualidade para todos os Brasileiros.