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Aprenda as características da radioatividade, suas aplicações e precauções, conheça os aspectos da radioproteção, sua importância e os EPIs da área. E mais!



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O que você vai aprender:

  • Aprenda o que é Proteção Radiológica;
  • Conheça um pouco da história da proteção radiológica;
  • Descubra alguns dos avanços gerados pela descoberta da radioatividade;
    • Veja algumas aplicações da Tecnologia Nuclear;
    • Conheça alguns nomes importantes da área.
  • Entenda a diferença entre Radiação e Radioatividade;
  • Aprenda sobre as radiações ionizantes e não-ionizantes;
  • Conheça a classificação das fontes de radiação;
  • Saiba quais são as grandezas e unidades utilizadas na radioproteção;
  • Descubra como é avaliada a Dose de radiação recebida;
  • Veja quais são os modos de exposição à radiação;
  • Conheça os princípios da proteção radiológica;
  • Saiba quais os fatores que influenciam a proteção radiológica;
  • Conheça alguns EPIs para radioproteção;
  • Aprenda quais são os EPIs para radioproteção;
  • Veja alguns exemplos de EPIs para radioproteção;
  • Conheça a Legislação da área;
    • Conheça um pouco sobre as leis e normas:
      • 8080/90;
      • 7394/85;
      • Norma NN 3.01;
      • Portaria 453.
  • Veja quais são as diretrizes básicas da proteção radiológica;
  • Conheça um pouco mais sobre as diferenças entre Radiação e Radioatividade;
  • Aprenda quais os efeitos e riscos biológicos causados pela radiação;
  • Descubra os efeitos Determinísticos e Estocásticos;
  • Saiba quais são os sistemas utilizados na detecção de radiação;
  • Conheça alguns aspectos da contaminação radioativa;
  • Veja como ocorre o processo de descontaminação;
  • Entenda a diferença entre Irradiação e Contaminação;
  • Descubra como é feito o gerenciamento dos rejeitos radioativos;
  • Aprenda como é realizado o transporte de materiais radioativos.

O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:

  • Conhecer as diversas características da radioproteção e seus fundamentos;
  • Distinguir os diferentes termos da área, como Radiação, Radioatividade, Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes, Irradiação e Contaminação;
  • Entender os conceitos de radiação e seus riscos;
  • Conhecer os EPIs e suas funções;
  • Saber a legislação radiológica voltada para radioproteção;
  • Entre outras!
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No certificado você pode colocar opcionalmente sua foto, seu CPF, RG e ainda registrar um comentário sobre o assunto!
Todos os cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas da Resolução CNE nº 04/99.Esse curso tem a carga horária fixa de 30 horas/aula.
  • Você pode inserir o curso realizado em seu currículo, aumentando assim suas chances de conquistar um ótimo emprego.
  • Você pode conseguir uma promoção em seu atual emprego.
  • Você pode completar horas em atividades extra curriculares na sua universidade.
  • Se você é servidor público pode usar como progressão funcional.
  • E também usar como pré-requisito para concursos.
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Aulas do Curso:

picture da aula Noções de Proteção Radiológica pertencente ao Curso de Conceitos de Radioproteção

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
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Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Proteção radiológica visa proteger o homem e o meio ambiente dos efeitos da radiação ionizante.
A radioproteção estuda a interação da radiação ionizante com a matéria e os efeitos biológicos.
A Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) estabelece doses máximas permitidas.
A radioproteção se limita ao estudo da radiação não ionizante.
No Brasil, a CNEN não regula o uso de radiação ionizante.
Com relação à descoberta dos raios X, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Wilhelm Conrad Röntgen descobriu os raios X em 1895.
Os raios X atravessam materiais como vidro, mas são bloqueados por chumbo.
A primeira radiografia foi da mão da esposa de Röntgen.
Röntgen trabalhou com raios X por mais de 10 anos.
Pierre e Marie Curie descobriram os raios X em 1898.
Sobre as aplicações práticas dos raios X, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Os raios X são usados na radiologia médica para análise do corpo humano.
A radiologia industrial utiliza raios X para analisar objetos metálicos.
A primeira radiografia no Brasil foi realizada em 1896.
Uma radiografia de tórax hoje dura 30 minutos.
Os raios X não têm aplicação na análise de obras de arte.
Baseado no estudo dos efeitos biológicos da radiação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A radiação X pode provocar ionização nas células animais e vegetais.
No final do século XIX, foram relatados danos como queda de pelos e vermelhidão.
As operárias de Nova Jérsei sofreram lesões por ingerir sais de rádio.
Os raios X não causaram danos severos registrados em 1896.
A proteção radiológica surgiu no final do século XXI.
Sobre a ICRP, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A ICRP foi criada em 1928 para padronizar a proteção contra radiação ionizante.
Ela estabelece recomendações que servem de base para regulamentações nacionais.
Seu primeiro relatório, Publicação 1, foi publicado em 1928.
A ICRP só regula o uso de radiação na medicina.
A ICRP não colabora com organizações internacionais.
Com relação à CNEN, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A CNEN foi criada em 1956 como parte do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Ela é responsável pelas normas de uso da radiação ionizante no Brasil.
A CNEN atua na segurança do uso da energia nuclear.
A CNEN foi fundada antes da ICRP.
A CNEN não publica normas regulamentadoras.
Sobre Wilhelm Röntgen e o Nobel, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Röntgen recebeu o primeiro Nobel de Física em 1901.
Ele doou o prêmio em dinheiro à sua universidade.
Röntgen rejeitou patentear sua descoberta dos raios X.
Röntgen descobriu os raios X após 8 anos de pesquisa.
Ele acreditava que a ciência deveria visar o lucro.
Baseado no estudo da física nuclear, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A fissão do átomo foi descoberta em 1939, liberando energia nuclear.
Pesquisadores como Rutherford e Einstein contribuíram para a física atômica.
A energia nuclear foi usada para construir reatores nucleares.
A bomba atômica foi criada antes da descoberta da fissão.
Os raios X não influenciaram a pesquisa científica.
Sobre os tipos de radiação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A radiação pode ser particulada ou eletromagnética.
Antoine Becquerel descobriu a radioatividade do urânio em 1896.
Marie Curie definiu a radioatividade como um fenômeno atômico.
A radiação particulada não possui carga elétrica.
Becquerel corrigiu os erros de Marie Curie em 1898.
Com relação às partículas radioativas, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Partículas alfa têm baixo poder de penetração e são retidas por papel.
Partículas beta são elétrons emitidos em alta velocidade.
Raios gama possuem maior poder de penetração que alfa e beta.
As partículas alfa têm o menor poder de ionização.
Raios gama são partículas carregadas emitidas por núcleos instáveis.
picture da aula Princípios de Proteção Radiológica pertencente ao Curso de Conceitos de Radioproteção

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Baseado no estudo sobre proteção radiológica, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A proteção radiológica visa proteger o homem e o meio ambiente contra efeitos da radiação ionizante.
A proteção se aplica somente à radiação artificial, não às naturais.
A CNEN é a autoridade responsável pela regulamentação da proteção radiológica no Brasil.
Os princípios da proteção incluem Justificação, Otimização e Limitação de Dose.
Não existem normas brasileiras específicas sobre radioproteção.
Com base no princípio da Justificação, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Práticas com radiação devem ser justificadas em relação aos benefícios que geram.
O uso de materiais radioativos em produtos de uso pessoal é permitido no Brasil.
A Justificação leva em conta fatores sociais e econômicos.
Joias irradiadas para indução de cor são justificadas em qualquer situação.
Práticas sem importância significativa podem ser consideradas não justificadas.
Sobre o princípio da Otimização (ALARA), marque a alternativa verdadeira:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As exposições devem ser mantidas tão baixas quanto possível.
ALARA ignora fatores sociais e econômicos.
Análises qualitativas e quantitativas podem ser usadas na otimização.
A otimização busca minimizar apenas a dose dos técnicos, não dos pacientes.
As medidas devem considerar os custos de operação e instalação do sistema.
Com relação à Limitação de Dose, assinale a opção correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Nenhum trabalhador deve receber doses superiores aos limites legais.
Todos os trabalhadores devem ser treinados para atuar com radiação.
A exposição à radiação sem necessidade deve ser evitada.
Trabalhadores não precisam ser informados sobre os riscos.
A limitação de dose se aplica apenas a médicos radiologistas.
Segundo a norma CNEN-NE-3.01, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Gestantes não devem trabalhar em áreas controladas.
Menores de 18 anos podem ser expostos livremente à radiação.
É proibido adicionar material radioativo a produtos domésticos.
Trabalhadores em emergências devem conhecer os riscos previamente.
Estagiários entre 16 e 18 anos não devem ultrapassar 3/10 do limite anual.
Com relação ao controle de exposição, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Reduzir o tempo de exposição ajuda a prevenir acúmulo de dose.
A distância não influencia na intensidade da radiação recebida.
A blindagem é uma forma de atenuar a radiação.
Tempo, distância e blindagem são irrelevantes na radioproteção.
A permanência perto da fonte é segura sem limite de tempo.
Com relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
EPIs são usados quando não é possível eliminar os riscos do ambiente.
EPIs protegem profissionais e pacientes contra radiações ionizantes.
Aventais e óculos plumbíferos são exemplos de EPIs.
O uso de EPIs é opcional durante exposições prolongadas.
Os EPIs não têm variações de tipo e finalidade.
Com base na dosimetria, marque a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O dosímetro mede a exposição à radiação ao longo do tempo.
Seu uso é obrigatório em ambientes com radiação ionizante.
Deve ser trocado mensalmente segundo a legislação.
É permitido usar o dosímetro somente em áreas não controladas.
O dosímetro é apenas um acessório opcional.
Sobre o treinamento em radioproteção, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Profissionais devem estar cientes dos riscos das radiações.
Treinamentos e reciclagens são incentivados periodicamente.
A segurança deve ter prioridade compatível com sua importância.
A formação é dispensável para quem tem experiência prática.
Apenas supervisores precisam de capacitação.
Considerando os hábitos seguros de trabalho, assinale a correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Evitar repetição de exames reduz a exposição à radiação.
É obrigatório o uso de dosímetro durante a jornada.
Profissionais devem se posicionar atrás do biombo.
Técnicos devem ignorar as regras em exames odontológicos.
É necessário aplicar os princípios de proteção mesmo com aparelhos móveis.
picture da aula Fundamentos da Radioproteção pertencente ao Curso de Conceitos de Radioproteção

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Radiação ionizante pode provocar mudanças nos átomos.
Radiação não ionizante não possui energia suficiente para ionizar átomos.
Raios X e raios gama são exemplos de radiação ionizante.
A luz visível é um tipo de radiação não ionizante.
Radiação ionizante não é utilizada na medicina.
Com relação aos efeitos biológicos da radiação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A radiação pode danificar o DNA e provocar doenças graves.
Os efeitos dependem da dose, taxa e forma de exposição.
Órgãos formadores de sangue são mais sensíveis à radiação.
Qualquer exposição à radiação é contagiosa.
A radiação não causa efeitos hereditários.
Com base nos tipos de efeitos da radiação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Efeitos determinísticos têm gravidade proporcional à dose.
Efeitos estocásticos envolvem mutações e câncer.
Efeitos estocásticos não têm limiar de dose.
Efeitos determinísticos aparecem apenas após muitos anos.
A severidade dos efeitos estocásticos depende da dose.
Sobre os detectores de radiação, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A radiação ionizante não é detectada pelos sentidos humanos.
Detectores indicam a presença de radiação por geração de luz ou carga elétrica.
Dosímetros medem a exposição acumulada de uma pessoa.
Contadores Geiger-Müller são usados na monitoração de pessoal.
Todos os detectores precisam de fonte elétrica para funcionar.
Com relação à contaminação radioativa, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A contaminação pode ser interna ou externa.
A meia-vida biológica indica quanto tempo leva para eliminar metade do material radioativo do corpo.
Inalação e ingestão são vias comuns de contaminação interna.
Contaminação e irradiação significam a mesma coisa.
A radiação só entra no corpo por meio de ferimentos abertos.
Baseado na aula, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Descontaminação imediata com banho e remoção de roupas é essencial.
O Azul da Prússia ajuda na eliminação do césio do organismo.
Suor induzido por sauna ou exercícios pode ajudar na eliminação da radiação.
Qualquer pessoa pode realizar a descontaminação.
Água usada na lavagem não precisa de controle especial.
Com relação aos rejeitos radioativos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
São materiais com radioatividade acima dos limites legais.
Devem ser gerenciados para evitar danos ao meio ambiente.
São separados em sólidos, líquidos e biológicos.
Devem ser descartados sem qualquer controle.
O gerenciamento não inclui tratamento e armazenamento.
Com base no conteúdo sobre transporte de materiais radioativos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Materiais radioativos pertencem à Classe 7 de produtos perigosos.
As embalagens devem garantir proteção contra efeitos da radiação.
A segurança depende principalmente da embalagem adequada.
A embalagem tipo B é usada para materiais altamente radioativos.
As embalagens não precisam seguir normas internacionais.
Com relação à meia-vida dos elementos radioativos, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A meia-vida é o tempo necessário para a atividade do elemento cair à metade.
Cada elemento tem uma meia-vida característica.
A radioatividade diminui com o passar do tempo devido ao decaimento.
A meia-vida aumenta a intensidade da radiação.
Após uma meia-vida, o material não apresenta mais riscos.
Sobre os principais geradores de rejeitos radioativos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Usinas nucleares geram rejeitos de diferentes níveis de atividade.
Hospitais e clínicas produzem rejeitos por uso de fontes em radioterapia.
Instituições de pesquisa também geram rejeitos radioativos.
O ciclo do combustível nuclear inclui enriquecimento e armazenamento final.
Roupas contaminadas nunca podem ser reutilizadas.
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Curso de Conceitos de Radioproteção


Este é um curso 4.9 estrelas. Máximo 5. Total de 238 avaliações.

Tamires Alves Maltauro disse:
Curso muito bom, explicativo e dinâmico, que ilustra bem as atividades e ambientes onde será aplicado no dia a dia as práticas aprendidas. Contém informações que nos permite compreender o começo da radiologia e os estudos que a tornou possível até aqui; bem como as formas mais seguras de desenvolver as atividades.
Márcio Anderson Silva do Amaral disse:
Curso muito interessante, e bem explicado para nossa categoria de Técnico em Radiologia.
HELLEN THAYSA DO NASCIMENTO VIANA disse:
Parabenizo a iniciativa do site como forma de conhecimento e aprendizado à todos todos os envolvidos!
THIAGO MENEZES RODRIGUES disse:
Muito importante para o nosso aprendizado
andrea maria frota guimaraes disse:
gostei bastante desse material
Kênia Carla Rodrigues Carmo da Silva disse:
Fiquei muito satisfeita com o curso, pois me ajudou muito na área em que estou trabalhando e enriqueceu meus conhecimentos.
Beatrice Catarina Zuanazzi Siqueira disse:
parabens pelo curso
Betania Ramos Silveira disse:
excelente curso! Conteúdo muito dinâmico e de fácil intendimento. A radioproteção é primordial para nós que trabalhamos com radiação ionizante.
Chislene Alves Santos disse:
à proteção visando a segurança devem receber a prioridade dessa forma sempre busco revisar assuntos e análisar possíveis atualizações,pois ser um excelente profissional também envolve nunca deixar de estudar revisar e aprender.
Crischinna de Souza da Conceição disse:
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