O curso é GRATUITO

ico conect Disponível Online.
Carga Horária do Curso: 30 horas.


com opção de receber o certificado.


Neste curso você aprenderá as técnicas mais avançadas de estudo, conhecerá a melhor técnica do mundo para memorização, e a Neuróbica! E muitos outros assuntos!



PrintScreen do curso gratuito Aprenda a Estudar
(printscreen da tela de uma parte do curso, curso compatível também com celular.)

O que você vai aprender:

Obs.: Praticamente todos os conteúdos serão vistos em vídeo-aulas exclusivas. 

  • Introdução à Aprendendo a Aprender;
  • O que é aprendizado acelerado, e suas 6 etapas;
  • Como funciona a aprendizagem acelerada;
  • Conheça ferramentas para aperfeiçoar sua aprendizagem;
  • Saiba como aprender mais rápido;
  • Entenda o processo cerebral durante a aprendizagem acelerada;
  • Descubra o que é um Mapa Mental e aprenda a criar um;
  • Entenda o que é, e do que é formado o nosso Cérebro;
  • Descubra o que é potencial de inteligência;
  • A motivação no processo de aprendizagem, descubra sua importância;
  • O que é capacidade de aprender e como aprender mais rápido;
  • Quais ferramentas utilizar no processo de aprendizagem acelerada;
  • Saiba as mudanças essenciais no método de aprender para elevar seu potencial;
  • Veja técnicas modernas para aprender um idioma estrangeiro rapidamente;
  • Conheça algumas dicas para aprender diversos idiomas;
  • Como traçar metas e estratégias para aprender um novo idioma rapidamente;
  • Conheça a Mnemônica, a melhor técnica do mundo para memorização;
  • Aprenda a realizar a Mnemônica com exercícios práticos;
  • Conheça 4 dicas de aperfeiçoamento da memória;
  • Veja uma técnica de memorização para números;
  • Conheça a Neuróbica, e descubra seus benefícios;
  • Saiba como funciona a Neuróbica, e como aplicá-la em seu dia-a-dia;
  • A alimentação saudável, um importante fator;
  • As vantagens dos exercícios físicos para o aprendizado;
  • Descubra os benefícios das músicas.

O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:

  • Saber a importância de enfrentar os erros como resultado, não fracasso;
  • Conhecer as 6 etapas da aprendizagem acelerada, quais ferramentas utilizar e o funcionamento do cérebro neste processo;
  • Entender quais as maneiras mais efetivas e eficientes para o aprendizado;
  • Saber o que é e como criar um mapa mental;
  • Entender o potencial de inteligência e a motivação para aprender;
  • Saber a melhor forma de atingir a real capacidade de aprender, e da ajuda fornecida pela aprendizagem acelerada;
  • Entender a necessidade de mudanças na forma de ensino para melhorar a capacidade de aprendizagem;
  • Saber as melhores formas de aprender um idioma estrangeiro, e como traçar metas e estratégias para aprendê-lo;
  • Dominar a técnica de memorização mais eficiente do mundo, a Mnemônica;
  • Saber exercitar o cérebro durante simples tarefas diárias, através da Neuróbica;
  • Entre muitas outras!
PrintScreen do curso gratuito Aprenda a Estudar
(printscreen da tela de uma parte do curso)
Certificado Modelo Pequeno
No certificado você pode colocar opcionalmente sua foto, seu CPF, RG e ainda registrar um comentário sobre o assunto!
Todos os cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas da Resolução CNE nº 04/99.Esse curso tem a carga horária fixa de 30 horas/aula.
  • Você pode inserir o curso realizado em seu currículo, aumentando assim suas chances de conquistar um ótimo emprego.
  • Você pode conseguir uma promoção em seu atual emprego.
  • Você pode completar horas em atividades extra curriculares na sua universidade.
  • Se você é servidor público pode usar como progressão funcional.
  • E também usar como pré-requisito para concursos.
Saiba mais sobre o certificado.

Aulas do Curso:

picture da aula Aprendendo a Aprender pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Entre as dicas para aprender mais rápido, estão corretas:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Muitas vezes não há nada de errado com você ou como você estuda ou aprende. Seu cérebro simplesmente não consegue reter a informação porque seu corpo não está recebendo algo que precisa.
Sem água o suficiente você não será capaz de se concentrar.
Reserve um horário e lugar apenas para aprender, e mantenha esse lugar sagrado.
Aprender rápido é um hábito que se aprende na infância. Depois de adulto não é possível treinar seu cérebro para este método de aprendizado.
Exercícios físicos não interferem no aprendizado.
Baseado no estudo sobre a forma como as crianças aprendem, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As crianças aprendem observando, praticando e sem julgar seus erros.
Errar é considerado parte natural do processo de aprendizagem.
A autocrítica intensa favorece o desenvolvimento infantil.
Crianças não duvidam de sua capacidade ao aprender algo novo.
Cair durante o aprendizado é visto como fracasso definitivo.
Com relação ao ambiente ideal para aprender, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A curiosidade e a ausência de críticas favorecem a aprendizagem.
A educação tradicional pode limitar a capacidade de questionar.
A repetição mecânica sem reflexão pode atrofiar a aprendizagem.
Aprender como na infância ajuda a manter o cérebro ativo.
O aluno deve apenas absorver tudo que é ensinado sem questionar.
Sobre o estado de fluição no aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Ele ocorre quando há concentração e calma.
Nele, as ações fluem com excelência e leveza.
Estresse e excesso de informações contribuem para esse estado.
O estado de fluição é alcançado apenas por especialistas.
É necessário competir para entrar nesse estado.
De acordo com a aula, é correto afirmar sobre o aprendizado acelerado que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Pode ser usado para aprender qualquer coisa.
É possível desenvolver técnicas para aprender com mais velocidade.
Aprender é uma habilidade que pode ser treinada.
A performance depende também de eliminar julgamentos.
Somente pessoas com talento nato conseguem aprender rápido.
Com relação ao início do processo de aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
É importante escolher conscientemente o que se quer aprender.
O comprometimento com o aprendizado é essencial.
Refletir sobre os objetivos ajuda na jornada de aprendizagem.
Começar sem clareza de propósito é o mais indicado.
A dúvida sobre a importância do tema não interfere no processo.
Sobre os cuidados com o corpo para melhorar o aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Dormir o suficiente ajuda o cérebro a funcionar melhor.
Ficar com fome ou desidratado prejudica a concentração.
Exercícios leves durante o estudo podem melhorar a aprendizagem.
Alimentos saudáveis influenciam no rendimento do cérebro.
Ficar sem dormir não afeta a capacidade de aprender.
De acordo com a aula, é correto afirmar que para facilitar o aprendizado, é necessário:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Identificar pensamentos e emoções que atrapalham.
Criar um plano de ação com novos padrões mentais.
Desconectar do objetivo e estudar aleatoriamente.
Reconhecer interferências internas no processo de aprendizagem.
Deixar a mente desorganizada para estimular criatividade.
Com base nas dicas práticas da aula, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A melhor forma de aprender é prestando atenção desde o início.
Transformar o aprendizado em algo divertido ajuda na retenção.
Ter um ambiente fixo e sagrado para estudar pode ajudar.
Treinar o cérebro é possível como se treina o corpo.
Assistir aulas sem atenção gera maior memorização.
Com relação ao primeiro contato com uma informação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Perder a concentração na primeira vez dificulta a retenção.
Prestar atenção desde o início é essencial para aprender rápido.
O cérebro retém tudo automaticamente, mesmo com distrações.
A repetição compensa qualquer falta de atenção inicial.
É mais fácil esquecer algo aprendido com foco total.
De acordo com os conceitos apresentados, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A leveza e diversão são elementos importantes no aprendizado.
Julgar-se constantemente bloqueia o processo de aprendizagem.
Conectar-se com o presente ajuda a focar nos estudos.
Aprender pode ser um processo leve e prazeroso.
A tensão favorece a concentração durante os estudos.
picture da aula Funcionamento Cerebral e o Aprendizado pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso em vertebrados.
O hemisfério esquerdo está mais ligado a funções verbais e racionais.
O hemisfério direito está relacionado a funções artísticas e visuo-espaciais.
O cérebro é um órgão que não pode ser tocado ou analisado.
Os neurônios não dependem de oxigênio para funcionar.
Com relação ao processo de memória e aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A memória funciona melhor quando os hemisférios cerebrais estão equilibrados.
O cérebro guarda apenas informações que o impressionam.
A formação da memória é mais efetiva ao associar nova informação a um conhecimento prévio.
A atenção não é importante para o aprendizado.
O cérebro processa todas as informações igualmente, sem ser seletivo.
Sobre a influência do ambiente no cérebro, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Ambientes enriquecidos estimulam o desenvolvimento da memória.
Exercícios físicos e boa nutrição favorecem a aprendizagem.
O desenvolvimento cerebral é mais rápido nos primeiros anos de vida.
Um ambiente pobre em estímulos não afeta o cérebro.
Sinapses diminuem em ambientes estimulantes.
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A música barroca pode favorecer o aprendizado.
A música ajuda a equilibrar o uso dos hemisférios cerebrais.
A música aumenta o ritmo cerebral, dificultando o aprendizado.
A música não tem relação com o desenvolvimento cognitivo.
Apenas crianças adultas se beneficiam da música no aprendizado.
Sobre o potencial de inteligência, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Cada indivíduo possui diferentes potenciais de inteligência.
Todo ser humano pode expandir sua capacidade de aprendizagem.
A inteligência é fixa e não pode ser desenvolvida.
A escola não tem papel em aproveitar o potencial dos alunos.
A aprendizagem não depende do desejo do aluno.
Com relação ao papel do professor, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O professor é o motivador da aprendizagem.
Projetos de interesse ajudam no processo de ensino e aprendizagem.
As emoções dos alunos influenciam a construção do conhecimento.
O professor não precisa considerar os sentimentos dos alunos.
A aprendizagem ocorre sem interação entre professor e aluno.
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A emoção interfere na retenção de informações.
A motivação é essencial para o aprendizado.
O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida.
A atenção não é necessária para reter informações.
A escola deve focar apenas em transmitir conteúdos.
Sobre Neurociência e Psicologia Cognitiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A Neurociência usa ressonância magnética para estudar o cérebro.
A Psicologia Cognitiva foca nos significados e na interpretação do conhecimento.
Ambas as áreas ajudam a entender o aprendizado de forma abrangente.
A Neurociência ignora o papel das emoções no aprendizado.
A Psicologia Cognitiva estuda apenas o cérebro, sem considerar o comportamento.
Com relação à atenção e estímulos, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O sistema nervoso só processa o que está atento.
Falta de atenção pode prejudicar a memorização.
Um meio desestimulante pode causar falta de atenção.
A atenção é sinônimo de disciplina nas crianças.
O aluno não precisa ser ativo no processo de aprendizagem.
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A escola deve ser um espaço motivador para a criança.
O professor deve observar as emoções dos alunos para ajustar o ensino.
Um ambiente rico aumenta as conexões entre os neurônios.
A pedagogia atual não precisa de inovações científicas.
A aprendizagem ocorre sem emoção ou motivação.
picture da aula Introdução ao Aprendizado Acelerado pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Aprendizagem acelerada é um estado do cérebro que permite aprender mais rápido com pouco esforço.
A percepção ajuda o cérebro a absorver informações e criar soluções novas.
A aprendizagem acelerada usa técnicas que melhoram a retenção e a motivação.
Aprender de forma acelerada exige muito esforço e longas horas de estudo.
A aprendizagem acelerada não pode ser usada por qualquer pessoa.
Com relação às técnicas de aprendizagem acelerada, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
As técnicas de aprendizagem acelerada usam os dois hemisférios do cérebro de forma integrada.
Essas técnicas facilitam a compreensão e a memorização de informações.
A aprendizagem acelerada depende apenas do hemisfério esquerdo do cérebro.
O uso integrado do cérebro não influencia o aprendizado.
Memorizar informações não é um objetivo da aprendizagem acelerada.
Baseado no ensino convencional, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O ensino convencional exige concentração total e repetições frequentes.
No ensino convencional, a compreensão vem pelo raciocínio e sequência lógica.
O ensino convencional valoriza o relaxamento como técnica de aprendizado.
A repetição de ideias não é usada no ensino convencional.
O ensino convencional é igual à aprendizagem acelerada.
Sobre o estado de relaxamento na aprendizagem acelerada, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O relaxamento alerta deixa o cérebro mais aberto para o aprendizado.
No estado de relaxamento, a mente inferior entra em ação.
Aprender a lidar com várias informações ao mesmo tempo é parte desse estado.
O relaxamento impede a absorção de novas informações.
A aprendizagem acelerada exige tensão e estresse para funcionar.
Baseado nas pesquisas citadas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Alunos que usaram aprendizagem acelerada tiveram maior velocidade e eficácia no aprendizado.
Don Schuster constatou benefícios da aprendizagem acelerada em seus estudos.
A aprendizagem acelerada foi menos eficaz que o ensino convencional nas pesquisas.
As pesquisas foram feitas apenas por cientistas da neurociência.
Os estudos mostraram que o cérebro não se adapta a técnicas aceleradas.
Sobre os hemisférios do cérebro, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O córtex esquerdo lida com lógica, palavras e números.
O córtex direito é responsável por ritmo, imagens e artes.
Os dois lados do cérebro estão conectados por fibras nervosas.
O córtex direito é responsável pelo raciocínio lógico.
Os hemisférios do cérebro não influenciam o aprendizado.
Baseado na predominância dos hemisférios, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Einstein tinha predominância do lado esquerdo do cérebro.
Picasso tinha predominância do lado direito do cérebro.
A maioria das pessoas usa os dois lados do cérebro igualmente.
A predominância cerebral não afeta as habilidades de uma pessoa.
Leonardo da Vinci tinha apenas o lado esquerdo dominante.
Sobre os 'grandes cérebros', assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Algumas pessoas usam os dois lados do cérebro com grande habilidade.
Leonardo da Vinci é um exemplo de alguém que usava os dois hemisférios de forma excepcional.
Pesquisas dos anos 60 e 70 confirmaram o uso integrado do cérebro em 'grandes cérebros'.
Leonardo da Vinci só era habilidoso em artes, não em ciências.
Usar os dois lados do cérebro é impossível, segundo os estudos.
Baseado no conceito de mapa mental, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Mapas mentais ajudam a organizar e ilustrar ideias e conceitos.
Tony Buzan desenvolveu o mapa mental como ferramenta de aprendizado e memorização.
O mapa mental é útil para brainstorming e gestão de informações.
Mapas mentais só servem para criar livros e manuais.
O mapa mental não ajuda na compreensão de relações entre informações.
Sobre os benefícios da aprendizagem acelerada, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A aprendizagem acelerada aumenta a retenção de informações.
Ela permite aprender mais rápido com técnicas específicas.
A aprendizagem acelerada é mais lenta que o ensino convencional.
Não há pesquisas que comprovem seus benefícios.
Relaxamento não tem relação com a eficácia desse método.
picture da aula Como Aprender mais Rápido pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo sobre o método indireto de ensino, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O método indireto guia o aluno a encontrar respostas por si mesmo.
Crianças aprendem rápido porque não julgam seus erros, o que está ligado ao método indireto.
Observar e refletir são partes importantes do método indireto.
O método indireto dá instruções diretas como 'faça isso ou aquilo'.
Apenas adultos podem usar o método indireto para aprender.
Com relação à mente vazia e performance, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Uma mente vazia de críticas e medos melhora a performance.
Campeões muitas vezes acertam metas com a mente livre de distrações.
Ter a mente cheia de informações sempre ajuda no aprendizado.
Crianças não aprendem rápido porque têm a mente vazia.
A performance não depende do estado mental.
Baseado no estudo sobre potencial e performance, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Todos os seres humanos têm potencial para aprender.
A performance está ligada à estratégia de treinamento usada.
Trabalhar as interferências internas melhora a performance.
O potencial é algo que não pode ser desenvolvido.
A performance não depende do potencial natural.
Sobre aumentar a percepção, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Observar quem faz algo bem ajuda a aprender mais rápido.
A percepção é a capacidade de notar detalhes no aprendizado.
A percepção não influencia o processo de aprendizado.
Aprender a andar não envolve observar outras pessoas.
Apenas cursos formais aumentam a percepção.
Com relação aos objetivos no aprendizado, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Ter objetivos claros ajuda a manter o foco no aprendizado.
Crianças persistem em aprender a andar por causa de seus objetivos.
Saber o que se quer torna os erros menos desmotivantes.
Objetivos não são importantes para aprender mais rápido.
Apenas adultos precisam de objetivos para aprender.
Baseado no estudo sobre autoconfiança, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Acreditar no próprio potencial reduz a autocrítica negativa.
A autoconfiança ajuda a ver os erros como parte do aprendizado.
A autoconfiança não afeta a capacidade de aprender.
Crianças não têm autoconfiança ao aprender.
Apenas o talento natural garante a autoconfiança.
Sobre mudar a concepção de aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Aprender envolve mudar o comportamento, não só acumular informações.
Modelos mentais são ajustados com novas experiências.
O aprendizado é mais efetivo quando modifica modelos mentais.
Aprender é apenas absorver conteúdo pronto sem reflexão.
Mudar o comportamento não está relacionado ao aprendizado.
Com relação às fontes do conhecimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O aprendizado vem de experiências variadas, não só de fontes formais.
Observar o mundo ao redor é uma fonte de conhecimento.
O conhecimento está apenas em livros e cursos.
Experiências do dia a dia não contribuem para o aprendizado.
Apenas estudar formalmente garante aprendizado rápido.
Baseado no estudo sobre aprender o tempo todo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Aprender não deve ser limitado a momentos específicos.
O aprendizado acontece em todas as atividades do dia a dia.
Separar trabalho e estudo pode dificultar o aprendizado.
Aprender só ocorre em salas de aula ou cursos.
O aprendizado é mais lento quando feito o tempo todo.
Sobre desaprender, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Desaprender é essencial para turbinar o aprendizado em adultos.
Modificar modelos mentais antigos ajuda a aprender coisas novas.
Crianças aprendem mais rápido porque não têm tanto a desaprender.
Desaprender não é importante para o aprendizado.
Acumular conhecimento antigo sempre facilita o aprendizado.
picture da aula Memorização - Técnicas pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A memória de curto prazo retém informações temporárias.
A memória de longo prazo armazena dados por mais tempo.
Associações ajudam a fortalecer a memorização.
A memória sensorial não capta estímulos rápidos.
Repetição não influencia a memória.
Com relação às principais técnicas de memorização, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A repetição espaçada reforça o aprendizado com revisões programadas.
Mnemônicos utilizam associações criativas para fixar informações.
A técnica da jornada associa informações a locais familiares.
Técnicas mnemônicas reduzem a necessidade de revisões constantes.
A repetição espaçada não ajuda a evitar o esquecimento.
Sobre a ligação mnemônica, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A ligação mnemônica associa novas informações a conceitos conhecidos.
Imagens vívidas facilitam a memorização na ligação mnemônica.
O cérebro lembra melhor histórias do que dados isolados.
A ligação mnemônica não utiliza criatividade.
Associações ilógicas dificultam a memorização.
Baseado nas estratégias para potencializar a memória, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O exagero torna as imagens mentais mais fáceis de lembrar.
A desproporção usa tamanhos fora do comum para fixar informações.
Movimentação adiciona ação às imagens para facilitar a memorização.
Substituições ilógicas criam associações absurdas que ajudam a lembrar.
Imagens estáticas são mais eficazes que imagens em movimento.
Com relação aos exercícios práticos de memorização, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Praticar exercícios fortalece a retenção de informações.
Criar histórias ajuda a memorizar listas de palavras.
A prática regular melhora a concentração e o raciocínio.
Exercícios de associação não são úteis para o cotidiano.
Memorizar listas não requer criatividade.
Sobre a técnica de fixação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A repetição espaçada consolida informações na memória de longo prazo.
Associações conectam novos conteúdos ao que já se sabe.
A técnica de fixação reduz esquecimentos.
A repetição espaçada não é eficaz para revisar conteúdos.
A técnica de fixação só funciona para números.
Baseado no alfabeto fonético simples, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O alfabeto fonético associa números a sons consonantais.
Vogais não são consideradas no alfabeto fonético simples.
O número 5 é associado à letra M.
O alfabeto fonético foi criado para memorizar apenas letras.
O número 0 é associado à letra T.
Com relação à transformação de números em palavras, assinale a alternativa correta:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O número 30 pode ser transformado na palavra 'muro'.
A prática diária ajuda a internalizar as associações numéricas.
O número 81 pode ser associado à palavra 'gato'.
Apenas vogais são usadas para criar palavras a partir de números.
O número 37 não pode ser associado à palavra 'mofo'.
Sobre as palavras de fixação, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A palavra 'teia' é associada ao número 1.
Palavras de fixação ajudam a lembrar a ordem de objetos em listas.
O número 5 é associado à palavra 'lua'.
Palavras de fixação não utilizam associações criativas.
O número 9 é associado à letra 'rio'.
Baseado na técnica de memorizar listas com exagero, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Associações exageradas facilitam a memorização de listas.
Conectar objetos às palavras de fixação ajuda a lembrar a sequência.
Imagens inusitadas tornam a retenção mais eficaz.
A técnica de exagero é útil para listas grandes.
A memorização de listas não depende de criatividade.
picture da aula Memorização - Exercitando o Cérebro pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Com relação ao exercício de neuróbica, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A neuróbica é uma ginástica para o cérebro que estimula os cinco sentidos e melhora a memória e a concentração.
A neuróbica consiste apenas em ler livros de cabeça para baixo.
A neuróbica é um exercício físico que não envolve atividades mentais.
A neuróbica não tem benefícios comprovados para a saúde do cérebro.
A neuróbica é um exercício apenas para melhorar a inteligência lógica.
Baseado nos exercícios para estimular o cérebro, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Exercícios como resolver quebra-cabeças ou jogar sudoku estimulam o hemisfério esquerdo do cérebro.
Exercícios de neuróbica devem ser feitos exclusivamente com a mão direita.
A prática de exercícios físicos não tem relação com o exercício do cérebro.
Os exercícios cerebrais devem ser feitos apenas uma vez por semana para serem eficazes.
O cérebro pode ser exercitado apenas com atividades passivas como assistir TV.
Com relação ao cérebro humano, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O cérebro é dividido em dois hemisférios, o esquerdo, responsável por lógica e análise, e o direito, responsável por criatividade.
O hemisfério esquerdo controla as emoções e o direito controla a linguagem.
Ambos os hemisférios do cérebro controlam o mesmo lado do corpo.
O hemisfério direito é responsável apenas pela linguagem e matemática.
O hemisfério esquerdo é responsável pela criatividade e arte.
Baseado na prática de neuróbica, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A neuróbica consiste em realizar atividades cotidianas de forma diferente, estimulando os dois hemisférios do cérebro.
A neuróbica só pode ser feita por meio de exercícios físicos intensos.
A neuróbica não tem impacto na memória ou na concentração.
A neuróbica não envolve nenhuma mudança nos hábitos diários.
A neuróbica é uma atividade que apenas estimula o lado direito do cérebro.
Com relação ao exercício de virar fotos de cabeça para baixo, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Virar fotos de cabeça para baixo pode ajudar a aumentar a concentração e melhorar a memória.
Virar fotos de cabeça para baixo é prejudicial ao cérebro.
Esse exercício só pode ser feito com fotos digitais, não com impressas.
Virar fotos de cabeça para baixo é um exercício físico, não mental.
Esse tipo de exercício pode ser feito apenas uma vez por mês para ser eficaz.
Com relação ao estímulo dos dois hemisférios do cérebro, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Estímulos que envolvem atividades criativas e lógicas podem ativar ambos os hemisférios do cérebro.
O cérebro só pode ser estimulado de forma eficaz pelo hemisfério esquerdo.
Somente o lado direito do cérebro é responsável pela inteligência lógica.
Atividades físicas são mais importantes que os exercícios mentais para estimular os hemisférios do cérebro.
O estímulo ao cérebro pode ser feito exclusivamente com exercícios de palavras cruzadas.
Baseado nos exercícios de neuróbica, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A neuróbica pode ser praticada mudando pequenas ações cotidianas, como escrever com a mão não dominante.
A neuróbica exige que você mude completamente sua rotina de atividades diárias.
Exercícios de neuróbica devem ser feitos apenas em sessões de 1 hora ou mais.
Não há necessidade de modificar nenhuma ação diária para a neuróbica.
A neuróbica é eficaz apenas para quem tem dificuldades cognitivas.
Com relação ao uso do quebra-cabeças para estimular o cérebro, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Quebra-cabeças são uma excelente maneira de estimular o hemisfério esquerdo do cérebro, ajudando a melhorar a memória e concentração.
Quebra-cabeças não têm impacto significativo no exercício mental.
Quebra-cabeças são bons para a parte física do cérebro, mas não para a memória.
Exercícios mentais como quebra-cabeças devem ser feitos em longos períodos, não de forma rápida.
Quebra-cabeças só são eficazes para crianças, não para adultos.
Com relação à prática de aprender uma palavra nova todos os dias, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Aprender uma palavra nova todos os dias e usá-la nas conversas pode ajudar a melhorar a memória e o vocabulário.
Aprender uma palavra nova por dia não tem impacto significativo na memória.
Aprender palavras novas deve ser feito apenas em uma língua estrangeira.
Não há necessidade de usar a palavra aprendida no dia a dia para melhorar a memória.
Aprender palavras novas é uma prática desnecessária para quem tem boa memória.
Com relação ao estudo que envolve escutar música para melhorar a recuperação cognitiva, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Escutar música pode ajudar a melhorar a memória e o humor, promovendo recuperação cognitiva após lesões cerebrais.
Escutar música não tem impacto significativo na recuperação do cérebro após um acidente vascular cerebral.
A música deve ser evitada por pacientes com danos cerebrais, pois prejudica a recuperação.
O estudo sobre música e recuperação cognitiva foi inconclusivo.
A música deve ser usada apenas para distrair, não para estimular a recuperação cerebral.
picture da aula Aprendizado Acelerado de Idiomas pertencente ao Curso Aprenda a Estudar

O acesso ao conteúdo estará disponível após você iniciar o curso.
Que tal dar uma espiada em questões da avaliação ?
Baseado no estudo sobre aprendizado de idiomas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A fluência não depende apenas de anos de estudo formal.
Métodos acelerados podem tornar o aprendizado mais rápido.
A forma como se aprende é mais importante que o tempo de estudo.
Aprender um idioma exige sempre muitos anos de prática.
A internet não ajuda no aprendizado de idiomas.
Com relação aos métodos modernos de aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A imersão é um dos maiores aceleradores do aprendizado.
A repetição espaçada ajuda a memorizar vocabulário.
Praticar conversação desde o início é mais eficaz que só estudar gramática.
Métodos tradicionais são sempre os mais eficientes.
Aprender um idioma deve focar apenas em regras gramaticais.
Sobre o poder do acesso gratuito, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
A internet oferece cursos e aplicativos gratuitos para aprender idiomas.
Plataformas como Duolingo ajudam no aprendizado prático.
Vídeos no YouTube podem ser usados para consolidar o conhecimento.
Recursos gratuitos não são úteis para iniciantes.
Aprender idiomas online exige alto investimento financeiro.
Baseado no estudo sobre vocabulário, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
O Princípio de Pareto diz que 20% das palavras cobrem 80% da comunicação diária.
Priorizar palavras comuns ajuda a entender conversas rapidamente.
É necessário aprender todas as palavras de um idioma para ser fluente.
Cognatos não ajudam no aprendizado de vocabulário.
Aprender verbos é menos importante que aprender substantivos.
Sobre os cognatos no aprendizado de idiomas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Cognatos são palavras semelhantes entre idiomas diferentes.
Eles facilitam o aprendizado de línguas como espanhol e francês para falantes de português.
Usar cognatos em frases simples aumenta a confiança no idioma.
Cognatos só existem entre inglês e português.
Não há vantagem em aprender cognatos.
Com relação às estratégias de imersão, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Mudar o idioma do celular para o idioma-alvo ajuda na imersão.
Assistir filmes no idioma original é uma forma de aprendizado natural.
Interagir com falantes nativos acelera a fluência.
Imersão só é possível morando em outro país.
Ouvir músicas não contribui para o aprendizado.
Sobre a importância da prática diária, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Praticar 15 minutos por dia é mais eficaz que estudar horas esporadicamente.
Consistência é mais importante que intensidade no aprendizado.
Prática diária não influencia a fluência.
Escrever no idioma-alvo não ajuda a fixar o aprendizado.
É melhor estudar apenas uma vez por semana por longas horas.
Baseado no estudo sobre metas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Metas SMART devem ser específicas e mensuráveis.
Dividir grandes objetivos em mini-metas torna o aprendizado mais fácil.
Estabelecer metas ajuda a manter a motivação e disciplina.
Metas não precisam ter prazos definidos.
Mini-metas tornam o aprendizado mais confuso.
Sobre técnicas de aprendizagem de idiomas, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Repetição espaçada melhora a retenção de palavras na memória.
Shadowing ajuda a imitar pronúncia e entonação dos nativos.
Técnicas mnemônicas associam palavras a imagens ou histórias.
Aprendizado ativo é menos eficaz que leitura passiva.
Flashcards não são úteis para aprender vocabulário.
Com relação ao medo de errar no aprendizado, é correto afirmar que:
Alternativas Verdadeiro ou Falso.
Errar é uma parte natural do processo de aprendizagem.
Expor-se ao idioma ajuda a superar o medo de cometer erros.
Evitar falar é a melhor forma de aprender um idioma.
Erros não oferecem oportunidades de aprendizado.
A confiança diminui com a prática constante.
picture da avaliação do curso
Sua melhor nota até o momento é


Você não iniciou este curso, porém pode acessar a Prova e realizar uma avaliação!
(O resultado não será guardado).
opção de finalizar o curso se obter uma nota acima de 6 pontos na avaliação
Para conseguir finalizar o curso você precisa ter uma nota acima de 6.0

Curso Aprenda a Estudar


Este é um curso 4.8 estrelas. Máximo 5. Total de 448 avaliações.

Tisa Valéria Nascimento disse:
Gostei muito do curso , tem ótimas dicas de memorização
Joana Gomes disse:
.
ANDREZA DE OLIVEIRA BARBOSA DA SILVA disse:
O curso possui varias técnicas que com a pratica podem ajudar muito as pessoas que desejam melhorar a forma de estudar e se tornar mais eficiente.
LUCIANO DOS SANTOS disse:
UM ÓTIMO CURSO, NÃO SÓ PELO FATO DE SER GRATUITO MAS PLEA FORMA COMO ELE É DESTRINCHADO EXPLICATIVO BASTANTE INTUITIVO!
Jose Luiz da Fonseca disse:
Achei realmente interessante. Acredito que esse conhecimento vai, a médio e longo prazo, me trazer bons frutos.
Bruno Aguiar da Silva Ribeiro disse:
Adorei o curso da uma nova visão sobre aprendizado, deixa o conceito de estudos mais atraente e divertido.
Lorrany pereira disse:
Este curso é cheio de informações para nosso conhecimento pessoal
Carlos Eduardo Custodio disse:
A rotina diária muitas das vezes faz com que não tenhamos tempo, este curo em sim transmite um gama de informações que contribui para formação e conhecimento para aqueles que necessitam do aprendizado. Estimula o celebro a trabalhar, capitar conteúdo rapidamente, tirando do conforto, do comodismo, que traduz em exercício para a saúde mental.
PABLO ARAUJO MOTA disse:
Acho bem interessante estudar a distância.
Nara de Jesus Amorim disse:
Achei a forma de ensino bem dinâmica com exemplos e de forma clara o que ajuda bastante no entendimento do assunto.
O IdealGratis © é um projeto de educação a distância gratuito com o objetivo de levar conhecimento de qualidade para todos os Brasileiros.